quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dicas Para Escrever: " A Jornada do Herói"

O Senhor dos Anéis

Olá Leitores.
Segue as próximas dicas do site "Dicas de Roteiro."
Agora temos um importante aliado para nos ajudar na grande jornada dos nossos heróis.
Um pequeno resumo do belo trabalho realizado pelo autor Joseph Campbell.


Uma das maiores influências sobre a estrutura das histórias em Hollywood, apesar de que isto não tenha sido sua intenção, foi o antropólogo Joseph Campbell. Campbell criou um interesse sem precedentes em mitologia e narração de histórias com seus livros e sua incrivelmente popular série de entrevistas com Bill Moyers na rede de TV PBS. Campbell não era um guru de enredos. Construindo sobre o trabalho do psicólogo suíço Carl G. Jung — que procurava entender os arquétipos universais das histórias e os personagens míticos que pareciam surgir em culturas variadas — Campbell deu um passo à frente ao esboçar um padrão básico e imutável de narração de histórias. Seu livro, O Herói de Mil Faces, detalha como as estruturas de enredo da maioria dos mitos de jornada heróica eram semelhantes não importavam o país, a cultura ou o século de onde vieram. Campbell argumenta que todos os contadores de histórias — dos antigos gregos aos quenianos, dos chineses aos roteiristas de Hollywood — seguem a mesma fórmula básica quando recontam estas histórias heróicas, apesar de suas aparentes infinitas variações. Esta estrutura antiga envolve os doze estágios da Jornada do Herói:

1- O MUNDO HABITUAL
Um mito começa com o herói em seu próprio ambiente.

2- A CHAMADA PARA A AVENTURA
Um problema ou desafio é apresentado e irá perturbar o mundo habitual do protagonista.

3- O HERÓI RELUTANTE
O herói empaca frente à aventura. Ele enfrenta seus medos em relação ao desconhecido.

4- O VELHO SÁBIO

O herói consegue um mentor, que ajuda o herói a tomar a decisão certa, mas o herói precisa empreender a jornada sozinho.

5- DENTRO DO MUNDO ESPECIAL
O herói toma a decisão de comprometer-se com a aventura e deixa seu mundo familiar para trás, para entrar num mundo especial de problemas e desafios.

6- TESTE, ALIADOS E INIMIGOS
O herói enfrenta os aliados de seus oponentes, assim como a sua própria fraqueza, e inicia o trabalho enquanto lida com as consequências de suas ações.

7- A CAVERNA SECRETA
O herói entra no lugar de maior perigo, o mundo do antagonista.

8- A PROVAÇÃO SUPREMA
O momento sombrio ocorre. O herói precisa encarar um fracasso crítico, uma derrota aparente, a partir da qual ele irá adquirir sabedoria ou habilidade para ser bem-sucedido no final.

9 – APODERANDO-SE DA ESPADA
O herói ganha poder. Com seu novo conhecimento ou maior capacidade, ele agora pode derrotar as forças hostis do antagonista.

10- A ESTRADA DE VOLTA
O herói volta para seu mundo habitual. Ainda há perigos e problemas enquanto o antagonista e seus aliados perseguem o herói e tentam evitar que ele escape.

11- RESSURREIÇÃO
O herói é espiritualmente ou literariamente renascido e purificado por sua provação, enquanto ele se aproxima do limiar do mundo habitual.

12- RETORNO COM O ELIXIR
O herói retorna ao mundo habitual com o tesouro que irá curar seu mundo e restaurar o equilíbrio que estava perdido.


O Clássico Exemplo da Jornada do Herói
Star Wars - Darth Vader vs Luke Skywalker

O mais famoso exemplo de filme que segue esta fórmula é Guerra Nas Estrelas: Episódio IV – Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV – A New Hope, 1977). Aqui mostramos como a jornada de Luke Skywalker (o protagonista) segue o esquema ancestral de enredo de Campbell:

1- O MUNDO HABITUAL
Luke Skywalker é um rapaz, um fazendeiro entediado em um planeta distante.

2- A CHAMADA PARA A AVENTURA
A Princesa Léia e as forças rebeldes que resistem ao Imperador do mal estão em dificuldades. Ela manda uma mensagem holográfica pedindo ajuda a Obi Wan Kenobi que, por sua vez, pede para Luke se unir a ele.

3- O HERÓI RELUTANTE
Skywalker recusa-se a se unir a Obi Wan. Ele tem responsabilidades demais na fazenda, mas quando ele vai para casa, descobre que sua família foi massacrada pelas Stormtroopers do Imperador.

4- O VELHO SÁBIO
Um mentor sábio, Obi Wan  Kenobi prepara Luke para a batalha à frente. Ele dá a ele um sabre de luz que um dia pertenceu ao pai de Luke, um cavaleiro Jedi. Ele conta a Luke sobre o lado negro da Força.

5- DENTRO DO MUNDO ESPECIAL
Luke decide deixar seu mundo habitual e ir acertar as coisas.

6- TESTE, ALIADOS E INIMIGOS
Luke entra num mundo perigoso, encontra estranhas criaturas no “limiar” (a área do bar), une forças com Han Solo, foge das Stormtroopers do Imperador e entra na briga, voando para o espaço para resgatar a Princesa Léia.

7- A CAVERNA SECRETA
Luke entra na Estrela da Morte, o lar e a arma suprema do maior guerreiro do Imperador do mal, Darth Vader.

8- A PROVAÇÃO SUPREMA
Luke, Han Solo e a Princesa Léia ficam presos na gigante prensa de lixo da Estrela da Morte; Luke é puxado sob a água por uma estranha criatura. Eles então são salvos por um aliado, R2D2.

9 – APODERANDO-SE DA ESPADA
Luke resgata a Princesa Léia e apodera-se das plantas da Estrela da Morte.

10- A ESTRADA DE VOLTA
Luke é perseguido por Darth Vader.

11- RESSURREIÇÃO
Luke é quase morto por Darth mas reage e vence. Luke destrói a Estrela da Morte.

12- RETORNO COM O ELIXIR
Luke é recompensado por todo o seu trabalho duro. O mundo está novamente em equilíbrio.





“Jovem Skywalker – descansar agora você precisa…
por que algum dia salvar a galáxia você irá.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário